FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$300

Quem é LuizaDuBrasil?

Não tem como falar de Luiza Du Brasil sem começar a falar dos pais de Luiza. Tudo começou com sua mãe, uma professora de natação que vinha do interior do Rio Grande do Sul, que largou tudo para ir para a Espanha onde conheceu o pai de Luiza, um argentino com quem acabou dividindo apartamento. Profissão? O que aparecesse.

Na união dos dois surgiu a paixão por acessórios; virou aquela velha história de viajar o mundo vendendo sua arte em uma kombi. Após alguns anos, quando o casal vivia na Itália trabalhando com joias, surgiu a Luiza. A escolha do nome foi para abranger os 3 países: Itália, que era seu local de origem, Brasil e Argentina.

Em 1999, Luiza chegou ao Brasil com sua mãe, onde criaram raízes, abrindo uma loja de joias, aquelas lojas de litoral turístico, sabe? Com muita corrente de Bali e nem tanto anel solitário.

Luiza até ingressou em uma faculdade de Relações Internacionais, e fez curso pra comissária de bordo. Como podem imaginar: nada que deixasse muito presa em um só lugar. “Sangue não é água.” E, claro, enquanto tudo isso rolava, trabalhando na loja de prata da sua mãe, que permanece até hoje, há 26 anos, no mesmo lugar. E não foi só o espírito livre que herdou dos pais, como também a paixão por joias!

Em 2023 surgiu um curso de ourivesaria: “Por que não?”
Lá, finalmente entendeu que era sobre isso. Luiza não sabe a diferença de uma camisa para uma camiseta, mas sabe muito bem a diferença de uma turquesa para um lápis-lazúli e consegue reconhecer de longe um acessório se é de prata ou não.

Nesse curso, ela se apaixonou pela arte da ourivesaria, mas não se indentificava com o mercado convencional.
“Por que vou produzir um acessório que você pode encontrar em qualquer loja?”
Assim, mergulhou totalmente nessa experiência de designs novos.

Os anos de “caminhada” de sua mãe permitiram que ela reutilizasse joias paradas, juntando o útil ao agradável. Peças que estão paradas viram novas, passando pelo processo de derretimento + purificação e/ou até upcycling.
(Upcycling é o processo de transformar peças antigas em novas. Na joalheria, isso significa criar novas peças a partir de retalhos de pratas, quebradas ou inutilizadas — sem desperdício.) e Slow Fashion.

O nome Luiza Du Brasil surgiu, claro, de uma música de uma grande artista, mas também da ironia de Luiza não ser considerada brasileira, italiana ou argentina, mas se sentir pertencente ao Brasil. Por isso, a brincadeira na ortografia.

Entrevista Marie Claire